Acompanhe no GoogleMaps o exato local que estamos percorrendo

domingo, 14 de agosto de 2011

O Roteiro do 18º ao 20º dias

E lá vamos nós agora para entrar no Peru (dispensamos piadinhas). No 18º dias sairemos de Iquique, com certeza após conhecermos uma das maiores zonas francas do cone sul (vixe de novo, mais piadinhas, não!!!!) seguiremos na direção do Peru, quando então teremos mais um terrível trâmite aduaneiro e migratório para cumprir.

Mudando de alho para cebola, no dia a dia de nossas rotinas temos ouvido de vários amigos a pergunta de que como se faz para mandar mensagem para este blog, de forma categórica e amplamente explicativa temos informado claramente que não sabemos como o fazer. Então amigos, telefonem para o Bill Gates, pois pode ser que ele saiba.

Voltando para a viagem, a idéia é fazer nesse dia em torno de 510 Km, isso se decidirmos ir para o ponto "B" ou "C" do mapa abaixo.


Exibir mapa ampliado


Como somos indecisos e plenamente sábios quanto ao tamanho da nossa ignorância em relação ao Peru (vixe, de novo!!!), teremos que decidir se iremos pernoitar em Ilo, um dos portos ligados pela interoceânica (são esses: Puerto San Juan, Puerto Matarani ou Puerto Ilo), ou então em Moquegua (http://util.peru.com/peruinfo/info_dptos/moquegua/moqueg.htm).

Em Puerto Ilo o que nos atrai é o fato de ficarmos perto do mar e imaginamos que teremos acesso a uma boa infaestrutura de hotéis, restaurantes e a possibilidade de simultaneamente de ficarmos bem encalusurados em relação a alguma vida noturna,  que é o que menos queremos nessa "trip".


Em Moquegua estaremos próximos às rodovias que nos levarão até à cidade de Puno e também não distantes de Arequipa, que é uma opção de passeio a ser pensado nessa jornada.


Achamos que Arequipa, dita como a segunda cidade peruana (de viés político ultra direitíssima), é uma interessante opção  por conter arquitetura colonial muito bem conservada, mas será um ponto de enlace que devrá ser decidido no curso da viagem. Até por conta das notícias que tentaremos obter acerca do melhor caminho a seguirmos até Puno, que poderá ser o indicado a seguir:


Exibir mapa ampliado

Mas se seguirmos via Arequipa o caminho será:



Exibir mapa ampliado

O efeito prático da decisão acarretará a escolha em andarmos a mais em torno de 200 Km ou não.

Um comentário:

cleison disse...

que linda viagem, boa sorte a todos vou ficar acompanhando